domingo, 10 de junho de 2012

RELATO DA 4ª REUNIÃO DA SETORIAL DA MÚSICA - JUNHO/2012


Boa noite músicos de São Carlos.

Escrevo o relato da 4ª reunião da setorial da música realizada no dia 05/06/2012 no Instituto Cultural Janela Aberta às 19h.

Quem quiser visualizar essa reunião na íntegra acesse: http://twitcam.livestream.com/ab79z

Estiveram presentes: Luciano Matuck, Wendy Palo, Murilo Deriggi, Paola Arab, Lucas Ferreira, Ricardo Rodrigues, Maithe Bertolini, Rita Fajardo, Alex Tomé e Kárcio Ricardo.

Na pauta foram discutidas questões relativas à montagem de uma cooperativa ou associação, continuação das ideias desenvolvidas em reuniões anteriores por causa da falta de espaço para os músicos aqui da cidade.

Participaram dessa discussão Rita Fajardo, coordenadora do Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES), da Pref. de São Carlos e Wendy Palo, do Instituto Cultural Janela Aberta.

Dessa forma a reunião foi dividida em duas partes. A primeira com a Wendy explicando e nos mostrando uma pequena apostila onde era possível visualizar as diferenças entre as duas formas de organização.

Ela começou a conversa explicando sobre o estatuto do Instituto Cultural Janela Aberta e também sobre o apoio à formalização de grupos artísticos.

De acordo com a Wendy, para os músicos, só essas duas formas de organização seriam possíveis para que pudéssemos nos formalizar. No caso da cooperativa o objetivo dela seria econômico por causa da remuneração de seus membros e o uso do dinheiro de forma particular, enquanto que na associação os objetivos seriam mais ligados ao fortalecimento político da classe, e todo dinheiro ganhado deveria ser revertido para a própria associação.

No caso da formação de uma associação é possível começá-la com apenas 6 membros enquanto que na cooperativa isso só é possível com pelo menos 20 pessoas.

A experiência da Wendy foi mais ligada à formação e apoio à outras associações devido à própria forma de organização do Janela Aberta que também é uma associação, portanto suas experiência em relação à formação de cooperativas foi menos extensa. A associação nesse caso pode ser muito útil pelo fato de prover utilidades como:

  • Emissão de nota fiscal (contratação pelo SESC, SESI, prefeituras);
  • Inscrição em editais públicos;
  • Convênios para ocupação de espaços;
  • Assessoria jurídica em situações relativas à problemas com a carteira da OMB.
Nesse caso os músicos ficam com mais segurança, pois tem onde recorrer em caso de problemas burocráticos e se precisar de uma organização que o represente.

Aqui vai o link da apostila elaborada pelo Janela Aberta esclarecendo dúvidas entre associação e cooperativa:


Na segunda parte da reunião Rita Fajardo, coordenadora do Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES), da Pref. de São Carlos explicou resumidamente sobre a sua atuação e como funciona o Departamento de Apoio à Economia Solidária. Na área cultural existem projetos de economia solidária como o Janela Aberta, a Casa Fora do Eixo, o Aparelho Coletivo e várias organizações ligadas ao artesanato.

Um assunto muito importante que está sendo apoiado pelo DAES é de que seja possível a construção de um estúdio público solidário no município. Isso é possível porque os grupos Aparelho Coletivo e Casa Fora do Eixo Sanca, antigos Massa Coletiva conseguiram em 2009 através da UFSCar um Arranjo Produtivo Local (APL) que se concretizou na compra vários equipamentos de áudio para gravação, sonorização, mixagem e masterização. Porém esse contrato acabou e todos os equipamentos pertencem atualmente à UFSCar. Só que é possível que esses equipamentos sejam doados pela UFSCar para a prefeitura, para que seja montado o estúdio público.

O maior problema é que o local que a prefeitura dispõe para a construção do estúdio (antigo IML dentro do Cemitério Municipal) já está em vista para que seja um espaço para moagem de lâmpadas, projeto de um vereador em tramitação na câmara. Todos sabem que a moagem de lâmpada, além de ser uma atividade perigosa para quem trabalha nela, é altamente tóxica pois lida com o vapor de mercúrio das lâmpadas fluorescentes.

Dessa forma é preciso que haja apoio da câmara setorial da música para que seja feita uma carta (moção) endereçada ao Conselho Municipal de Cultura para que seja redirecionada ao prefeito Oswaldo Barba mostrando a necessidade da construção de um estúdio público na cidade, prática somente realizada atualmente pela cidade de Suzano/SP em todo o Brasil.

Logo abaixo vai o projeto do estúdio público denominado “Instituto de Música Livre” (IML):


Continuamos a reunião resolvendo uma pauta que o Alex havia deixado para deliberar. A votação de nomes para compor a curadoria do VI Festival Rock na Estação que será realizadono dia 28 de julho. 

Votamos em uma pessoa para cada estilo musical, dentro do rock, que o festival comtempla: 

(Para mais informações sobre o regulamento do festival acesse: http://rocknaestacao.blogspot.com)

  1. Stanley Canibal (apresentador do programa CAOS da Rádio Capivara/UFSCar) – Estilo: Metal
  2. Marco Batalha (apresentador do programa Ummagumma da Rádio UFSCar) – Estilo: Rock Clássico
  3. Paul Punk (baixista da banda The Dead Rocks) – Estilo: Punk/Hardcore
  4. Gustavo Koshikumo (produção de áudio na Rádio UFSCar) – Estilo: Alternativo
  5. Luciana Garavello (guitarrista da banda X Raptor) – Estilo: Pop
De todas essas pessoas somente uma delas será a escolhida como indicação da câmara setorial da música para compor a curadoria do festival.

Para finalizar discutimos também uma indicação para a compor a grupo que irá participar da análise dos projetos culturais do edital do Fundo Municipal de Cultura que acabou não sendo decidido na nossa última reunião. Apesar do prazo ter encerrado no dia 24/05 deixamos aqui as nossas escolhas:

  1. Vitor Santana – cantor, compositor e violonista. Além do trabalho como artista, Vitor é também ativista da música de Minas Gerais, membro da SIM (Sociedade Independente da Música) e do Fórum da Música de Minas Gerais, que realiza o Programa Música Minas.
  2. Sérgio Yasbek – natural de São Carlos e guitarrista da banda Cidade Negra.
Dessa forma encerramos a reunião por volta das 21h e em breve marcaremos a data da próxima que ficará para o começo de julho.

Abraço a todos!

Luciano Matuck – conselheiro da setorial da música do CMCSC

Nenhum comentário: