Bom dia pessoal!
Aqui vai o relato da última reunião na setorial da música realizada dia 23 de abril de 2012 na Rádio UFSCar.
Estiveram presentes na reunião, eu, Luciano Matuck, Felipe Doranti, Fernando Berni, Juliano Parreira, Willians Maggi, Manoel Schiari, Cristiano Silva, Gustavo Koshikumo, Lucas Ferreira e Ricardo Rodrigues.
A reunião estava pautada na deliberação das diretrizes relativas à seleção de projetos culturais para 2012 do fundo municipal de cultura. Além disso como a reunião foi realizada na Rádio UFSCar, o Ricardo, diretor da rádio, ficou responsável em apresentar o funcionamento e a participação dela no cenário cultural de São Carlos.
Começamos então com o Ricardo apresentando a Rádio UFSCar.
Em 2001 a Pró-reitoria de graduação da UFSCar conseguiu uma concessão de espaço radiofônico para que fosse possível a implantação de uma rádio na universidade. Até então existia a Rádio Universitária da USP que era gerida pela Fundação Teodureto Souto, filiados ao partido PSDB.
Começou assim uma discussão em 2003 para concretizar o plano editorial para que fosse possível implantar uma rádio unversitária na UFSCar.
O processo só foi concretizado efetivamente em 2007, ano de inauguração da Rádio UFSCar. Antes disso a Rádio Universitária da USP transformou-se em uma rádio comercial perdendo a sua concessão de emissora pública.
A partir de 2007 então a Rádio UFSCar tornou-se a nova rádio unversitária de São Carlos. Ela é responsável pela divulgação, difusão e assessoria do uso de software livre (GNU Linux) para rádios públicas interessadas no uso do mesmo, sendo inclusive a primeira rádio da América Latina a usar 100% de seus computadores com software livre.
Assumiu a vice-presidência da ARPUB (Associação das Rádios Públicas do Brasil). É responsável pelo festival Tenho Uma Banda, que tem o intuito de divulgar bandas iniciantes. É também realizadora do festival CONTATO que vai para sua 6ª edição em 2012. Tem uma parceria com o Circuito Fora do Eixo, sendo o festival CONTATO um dos festivais da Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes).
A rádio tem atualmente 8 funcionários efetivos e 14 bolsistas/estagiários além de mais de 40 colaboradores que também são produtores e programadores dos Programas Especiais, que compõe a maior parte da programação semanal da rádio.
Em 2012 os objetivos da rádio são:
- Maior integração com a comunidade universitária;
- Noticiar mais o cotidiano da cidade de São Carlos;
- Maior cobertura de eventos na cidade;
- Realização de eventos nos bairros;
- Divulgação da rádio nos conselhos.
A rádio atualmente tem como principais premissas, a sua ocupação, disseminação e uso de seu espaço pela comunidade.
Ela ainda encontra algumas dificuldades desde a sua inauguração. Ainda não é institucionalizada, ou seja, não funciona como um departamento independente na universidade, dessa forma tendo a gestão da FAI atualmente. Outro problema é a falta de recursos para a divulgação da rádio pela cidade e na própria universidade.
A segunda parte da reunião foi a explicação das diretrizes que deveriam ser votadas em relação a seleção de projetos culturais do fundo municipal de cultura para 2012. A diretrizes fazem parte do que foi decidido na última seleção de projetos realizada em 2011 com algumas alterações/sugestões feitas pelo conselho gestor do conselho municipal.
Pensamos inicialmente em outras reuniões como todos puderam acompanhar através dos relatos, que um espaço para os músicos seria algo muito interessante na situação atual da música aqui em São Carlos. Porém o dinheiro do fundo municipal de cultura não contemplaria esse tipo de demanda, já que não é muito dinheiro (50 mil reais) e além disso iríamos dessa forma restringir a participação de projetos menores, estipulando somente um projeto grande usando o valor total e como sendo uma modalidade (ocupação de espaço público). Dessa forma seríamos pouco democráticos. Chegamos à conclusão que é provavelmente esse tipo de investimento não seria viável juridicamente (ex: no caso usar 50 mil reais do fundo municipal para pagar aluguel de um espaço durante 1 ano).
Logo abaixo vai o link do arquivo que contém as propostas do conselho gestor, as propostas debatidas e o que foi decidido nessa reunião.
Dessa forma encerramos a reunião.
Cheguei a levar equipamentos para rolar uma JAM Session, mas por falta de quórum acabou não rolando até porque estava muito frio.
Decidimos fazer a nossa próxima reunião no dia 29/05, terça-feira, mas achei melhor adiar uma semana pra dar mais tempo na divulgação e fazer no dia 05/06.
Abraço a todos!
Luciano Matuck – conselheiro da setorial da música do CMCSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário