Encontro latino-americano
Novos caminhos para a música
25 a 28/11
entrada franca
O projeto visa promover a reflexão, o diálogo e o conhecimento das culturas da América Latina no próprio Continente. Além do compartilhamento de ações alternativas de produção, difusão e intercâmbio da música latino-americana. A programação abarcará apresentações musicais e atividades de reflexão e articulação.
Na primeira etapa do projeto se prevê a realização de uma semana dedicada à reflexão e apresentação de músicos do Continente:
Programação musical com concertos de artistas da América Latina, incluindo o Brasil, trazendo a diversidade cultural e a sofisticação da linguagem musical do Continente.
Atividades de reflexão em mesas de trabalho e painéis com artistas, produtores, pesquisadores e público. Pensando a produção musical da América Latina do ponto de vista do mercado e da linguagem, com caráter analítico e propositivo.
Desenvolvimento de ferramentas e metodologias que promovam o diálogo sobre linguagens e gestão, em busca de um pensamento contemporâneo compartilhado da produção da América Latina. Entre as ferramentas propostas estão a realização de blog e de programa de rádio em uma estação de São Paulo. Iniciativas que visam dar continuidade ao trabalho iniciado com o encontro.
Na segunda fase do projeto, em 2009, prevê-se a realização mensal de concertos de grupos e artistas latino-americanos em um teatro de São Paulo. Essa etapa busca manter uma programação permanente, de ponta, dedicada ao continente, com o objetivo de estreitar laços culturais, refletir discussões do blog, dialogar com o programa de rádio, manter a articulação dos produtores culturais e dos artistas, e ainda promover maior difusão da diversidade cultural do Continente para o público brasileiro.
A programação deverá incluir música tradicional, contemporânea, instrumental e eletrônica que representem a atualidade e a amplitude dessa produção.
Panoramas e contextos
Panorama do mercado musical
Entender o cenário contemporâneo do mercado da música da América Latina em seu contexto regional e no mundo, a partir de marcos históricos e de múltiplos pontos de vista. Serão convidados a participar das discussões produtores musicais e culturais, agentes, editores e artistas de todo o Continente.
Apresentação de casos alternativos de viabilização da música regional e criativa já existentes.
Pensar em propostas e novos modelos de promoção da música da América Latina para o continente e para o mundo.
Panorama das linguagens musicais da América Latina
Desenvolvimentos da linguagem - perspectiva -, desdobramentos e histórico.
Desconstrução dos clichês.
A América Latina Contemporânea e cotidiana.
Programação
dia 25/11 - terça
das 14h às 17h
Conferência
com: Álvaro Paiva Bimbo, Marietta Villazana e Iván Benavides.
Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero.
às 21h
Concerto
com: Fernando Tarrés Quinteto (Argentina).
Praça das Bibliotecas.
dia 26/11 - quarta
das 14h às 17h
Conferência
com: Fernando Tarrés e René Roquet.
Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero.
às 21h
Concerto
com: Grupo Asdrubal (Colômbia).
Praça das Bibliotecas.
dia 27/11 - quinta
das 14h às 17h
Conferência
com: Daniel Aisemberg e Maurício Ubal.
às 21h
Concerto
com: Alejandro Vargas Quarteto (Cuba).
Praça das Bibliotecas.
dia 28/11 - sexta
das 14h às 17h
Conferência
com: Pepita García-Míró e Álvaro Montenegro.
Piso Flávio de Carvalho - Sala Zero.
às 21h
Concerto
com: América Contemporânea (Coletivo com América do Sul).
Praça das Bibliotecas.
Leia o texto do diretor do Núcleo Contemporâneo, Benjamim Taubkin.